Análise de Causas de Acidentes

A investigação das causas dos acidentes, baseando o processo nas evidências obtidas, procedimentos técnicos e análise fundamentada, permite objetivamente a realização da reconstrução dos fatos ocorridos.

Após a realização das atividades de campo pelos peritos profissionais, será desenvolvido um relatório técnico que permite identificar as causas do sinistro, detalhando um plano de ação com objetivo de evitar futuros acidentes com características similares.

FINALIDADE

Transmitir de forma objetiva e fundamentada como aconteceu o acidente, detalhando todas as variáveis envolvidas com potencial de prevenção, sugestões de melhorias e resolução de reclamações.

ALCANCE

Análise de sinistros com a participação de veículos pequenos, médios e grande porte, pedestres e outros.

METODOLOGIA

Os profissionais visitam o local do acidente para realizar o levantamento das informações para identificar e registrar imagens, vestígios e marcas no piso no local do sinistro. Realizar uma inspeção dos veículos envolvidos para estimação de ângulos de impacto e deformações.
Identificar anomalias e novas evidências que permitam a reconstrução da sequência dos fatos.
Execução de tarefas complementares para obtenção de informações fora do local do acidente, contatos com representantes de órgãos ambientais, autoridade policial, IML e outros que puderem fornecer dados para contribuir no processo de investigação e análise da ocorrência.
Após obtenção das informações inicia-se a etapa de análise, com a utilização das informações obtidas e estudadas com rigor científico.
Finalmente, será desenvolvido o relatório detalhando com claridade as conclusões alcançadas.

TIPOS DE RELATÓRIO

 

Níveis 1 2 3
Local do acidente
Sentido de circulação dos veículos
Descrição das informações obtidas
Inspeção dos veículos
Ângulo de Colisão
Mecânica de Colisão
Ilustração de sequência
Sugestões preventivas
Conclusões