DIREÇÃO DEFENSIVA INTEGRAL

A interação entre os condutores participantes do treinamento durante os conteúdos teóricos e práticos possibilitará aos instrutores a identificação de comportamentos, hábitos e atitudes dos presentes e facilitará a identificação dos potenciais individuais no que se refere à condução segura.
O trabalho terá o foco nos pontos vulneráveis de cada um dos participantes e assim diminuir as possibilidades de ocorrência de sinistros.

OBJETIVOS:

- Melhorar as atitudes dos condutores profissionais no trânsito e na condução, podendo adaptar seu comportamento às necessidades do entorno para garantir uma condução segura.
- Fixar técnicas de condução baseadas na antecipação, prevenção e consciência das ações.
- Motivar atitudes positivas, nos participantes, para o desenvolvimento de hábitos de condução defensiva, a partir da resolução de situações reais.

METODOLOGIA

A dinâmica do treinamento propõe o diálogo contínuo dos participantes e instrutores. Todos os assuntos serão desenvolvidos com um abrangente conteúdo prático, com atividades em grupo e demonstrações de situações reais.

ETAPA TEÓRICA:

- Conceito de direção defensiva
- Infrações de trânsito
- Ansiedade, atrasos e falta de cortesia
- Conhecimento, atenção, prevenção e habilidade
- Condições adversas: chuva, noite, neblina, etc.
- Tipos de estradas, condições e tipos de sinalização.
- Cruzamentos
- Condições do trânsito que possibilitam acidentes
- Substâncias tóxica ou medicamentosa
- Bebidas alcoólicas
- Segurança dentro do habitáculo / cabine
- Tipos de colisões
- Como evitar colisões
- Comportamento seguro no trânsito
- Elementos de segurança ativos e passivos
- Acidentes

ETAPA PRÁTICA:

- Ergonomia na condução: Controle e correta utilização dos espelhos, posição do condutor na hora da direção.
- Teste de Slalom: Pratica da técnica de braços, controle do radio para girar em torno e avaliação das dimensões do veículo
- Prova de frenagem e evasão de obstáculos: Incorporação de técnicas de manobras evasivas mantendo o controle do veículo
- Curva e contracurva: Compreender o comportamento do veículo no que se refere à transferência de cargas dinâmicas e, no caso de frenagem brusca, realizar a operação através da técnica da frenagem controlada e no momento certo.